Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pará exporta cacau orgânico para Áustria

Maior produtor do país exportou sua primeira safra no mês de setembroSegundo maior produtor do Brasil, o Pará exportou a primeira safra de cacau orgânico, em setembro. Ao todo, foram comercializadas, com a Aústria, 48 toneladas produzidas nos municípios de Pacajá, Anapú, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Medicilândia e Uruará. Em 2007, o Estado colheu 45 mil toneladas e espera-se que, neste ano, atinja 50 mil toneladas.

De acordo com a coordenadora da Comissão da Produção Orgânica no Pará (CPOrg-PA), Martha Parry, o cultivo do cacau orgânico beneficia tanto o produtor quanto o consumidor, devido à baixa agressão ao meio ambiente e à alta produtividade. Para a coordenadora, essa exportação orgânica constitui um marco para a cacauicultura do estado e do Brasil.

? Essa foi a primeira safra vendida com selo orgânico, emitido por certificadora privada e credenciada por instituições oficiais da Europa, e também a primeira com o selo Fair Trade do Brasil (de mercado justo), também emitido por certificadora particular. Os selos garantem ao consumidor europeu a conformidade da produção orgânica da região amazônica.

O sucesso da negociação com a Áustria é resultado do empenho dos produtores paraenses, que se organizaram em cooperativas. A organização não-governamental Fundação Viver Produzir e Preservar apoiou a formação das cooperativas na região. A Comissão do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Superintendência Federal de Agricultura no Pará (SFA/PA) entraram com suporte técnico e logístico.

Sair da versão mobile