Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Para relator de comissão de direitos humanos, ignorar Belo Monte seria irresponsabilidade

Leonardo Sakamoto rebateu pedido da ministra Maria do Rosário de retirar questões sobre a usina hidrelétrica de relatórioO relator da missão realizada pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) à Terra do Meio, no Pará, o jornalista Leonardo Sakamoto, disse nesta terça, dia 13, que não tem como atender ao pedido da ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário. A política pediu que Sakamoto suprimisse a parte do relatório que trata das violações de direitos humanos devido à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA).

Nesta segunda, dia 12, a ministra disse à Agência Brasil que pediu ao relator a reformulação do parecer, por considerar que o documento deveria abordar especificamente a questão da violência no campo. De acordo com Sakamoto, seria “irresponsabilidade” não tratar do assunto no documento, já que a maior parte das pessoas ouvidas durante a visita à Terra do Meio relatou situações de violações em decorrência da construção da usina.

– É um relatório sobre violência. A questão de Belo Monte é um capítulo desse relatório. Seria uma irresponsabilidade minha não colocar isso no documento visto que as pessoas ouvidas, as comunidades indígenas, as entidades da sociedade civil organizada e o próprio Ministério Público fizeram relatos de situações que configuram violência ou riscos decorrentes da construção da usina – destacou o relator à Agência Brasil.

Sakamoto também disse que o relatório traz recomendações importantes para o governo no sentido de sanar os problemas causados pelo impacto do empreendimento na região da Terra do Meio.

> Veja mais: Reportagens especiais mostram a realidade da construção da usina Belo Monte

Sair da versão mobile