O objetivo é apresentar as potencialidades turísticas da Paraíba e levar ao conhecimento dos visitantes rotas de ecoturismo, turismo de aventura e cultural, artesanato e a gastronomia que caracterizam cada região no Estado. A Ruraltur é considerada a principal vitrine das rotas turísticas do interior paraibano.
Entre os exemplos, estão as trilhas ecológicas e o clima frio do Brejo, os lajedos e a cultura do Cariri, o turismo histórico e arqueológico do Sertão, a arquitetura colonial que marcou a civilização do açúcar pelo Agreste. De acordo com o Sebrae, há um amplo leque de opções do turismo que cresce no Estado e se coloca como alternativa de renda e desenvolvimento sustentável para cada região.
– O turismo deve ser visto como a possibilidade de geração de emprego, alternativa de renda e oportunidade de negócios para os moradores locais ? afirma Regina Amorim, gestora do programa de turismo do Sebrae na Paraíba.
Expositores e empresários do setor de turismo ? agências de viagens, receptivos, donos de pousadas e restaurantes ? participarão também da quarta rodada de negócios. A idéia é trocar informações e fechar parcerias que possam consolidar os roteiros turísticos na Paraíba.
O horário de funcionamento da feira será das 17h às 21 horas no dia 27 e das 8h às19h nos dias 28 e 29, com visitação gratuita.
Congresso
Junto com a Ruraltur, será realizado o 6º Congresso Paraibano de Turismo, com o tema ‘Eventos gerando turismo e girando negócios’. O encontro reúne estudantes, gestores do setor e empresários que desejam ampliar possibilidades de negócios. O evento vai promover dez palestras abordando casos de sucesso, economia do turismo, tendências e estratégias do setor.