Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Paraná amplia uso de lodo de esgoto como adubo agrícola

Segundo lote será entregue a agricultores do município de Dois VizinhosTécnicos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entregarão o segundo lote de biossólido (adubo agrícola do lodo do esgoto) para agricultores no município de Dois Vizinhos, sudoeste do Estado. Dez agricultores vão receber o adubo para aplicar em suas propriedades. Eles integram a Associação Unidos Venceremos, criada há cinco anos na comunidade de Flor da Serra e que reúne 21 produtores que tiram o sustento da agricultura familiar.

O primeiro lote de adubo foi entregue em maio de 2010, quando 450 toneladas foram destinadas ao Colégio Agrícola de Francisco Beltrão para o cultivo de grãos, como milho e soja.

O técnico em agropecuária Valdir da Silva, da Emater, é o responsável pelo receituário agronômico e caracterização das áreas em que o adubo será aplicado em Dois Vizinhos. Ele informa que foram realizadas reuniões na comunidade para explicar o projeto aos produtores.

? Eu sempre fui um entusiasta dessa iniciativa da Sanepar. Além de uma série de nutrientes que enriquecem o solo e aumentam a produção, o projeto também traz economia aos produtores ? afirma.

O agricultor Valdemiro Felippus May se inscreveu para receber parte do adubo. Ele calcula que a iniciativa poderá render uma economia de mais de R$ 1,5 mil por alqueire, preço que pagaria se fosse comprar outro adubo orgânico. O produtor Olivério Borba, que há 48 anos vive na comunidade, diz que o projeto de oferta do adubo foi bem recebido pela associação.

? Trabalhamos em grupo e sempre buscamos alternativas para melhorar a produção ? afirma.

Segurança

Antes de ser transformado em adubo, o lodo é submetido à caracterização química (metais pesados, poluentes orgânicos e potencial agronômico) e biológica (agentes patogênicos), atendendo a todas as exigências da Resolução 375, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Atualmente, a Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL) Marrecas, de Francisco Beltrão, incorpora, além de Dois Vizinhos, os municípios de Marmeleiro e Renascença.

O programa de uso do lodo de esgoto existe na Sanepar desde 2000. Os primeiros agricultores a utilizar o biossólido são da Região Metropolitana de Curitiba, onde somente no período de 2007 a 2010 foram distribuídas 91 mil toneladas de lodo de esgoto, para 78 agricultores.

O lodo apresenta quantidade importante de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo, que podem substituir em grande parte os adubos químicos. Os estudos confirmam que a produtividade, comparada ao cultivo sem lodo, aumenta significativamente, podendo alcançar até 50%, dependendo do solo.

Sair da versão mobile