De acordo com o presidente Domingos Martins, a abertura do mercado chinês será a grande aposta para o crescimento da avicultura paranaense em 2009.
? Nossa expectativa é de que o Estado, maior produtor e exportador de frango de corte do Brasil, deva crescer em 10% os embarques de frango neste ano,
principalmente em novos mercados. Por isso, estamos trabalhando para perpetuar e ampliar contratos com mercados já consolidados, além de buscar novos, em especial na China, que por ter recentemente aberto espaço para a compra do produto brasileiro, se torna a principal aposta para novas comercializações. Acreditamos que este mercado tem potencial inclusive para em pouco tempo se transformar no principal mercado comprador do frango de corte brasileiro ? sinaliza.
Martins destaca que há uma expectativa global de aumento no consumo de proteína para este ano. Segundo ele, o mundo irá consumir mais carne de frango e o Brasil se torna um importante fornecedor.
? O Paraná espera um crescimento da participação chinesa a médio prazo no ranking das exportações do Estado. A população da China deve continuar crescendo, com o potencial de consumo interno também aumentando. Com isso, a projeção é de que as importações de alimento do país fiquem cada vez maiores, abrindo-se uma excelente oportunidade para o Brasil ? projeta.
Apesar do otimismo, ele sinaliza que a projeção de ter empresas no Estado habilitadas para exportar para o mercado da China é o primeiro passo.
? Além dessas plantas já habilitadas, vamos trabalhar para que mais empresas consigam esse atestado nos próximos meses, abrindo o leque de opções para embarques à China ? finaliza Domingos Martins.