Paraná avança no plantio enquanto Mato Grosso atrasa

Clima no Centro-Oeste não tem favorecido a semeadura como a condição climática da região Sul

O cultivo da safra de soja no Paraná está a todo o vapor no segundo maior produtor nacional. Os sojicultores paranaenses atingiram nesta semana 13% da área estimada, de 5,227 milhões de hectare.

Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria estadual de Agricultura, 100% das lavouras se desenvolvem bem, sendo que 59% estão em fase de germinação e 41% em desenvolvimento vegetativo.

• Aumento nas cotações compensa alta dos custos de produção

Já o Mato Grosso está com o plantio atrasado em relação ao ano passado. O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) informou que 0,55% da área de 9,203 milhões de hectares prevista para no atual ciclo já foi semeada. Em igual período do ano passado, quando 1,72% da safra tinha sido plantada.

As chuvas ainda não se regularizaram no estado, e os produtores que arriscaram começar o plantio são em geral os que utilizam irrigação. Conforme o instituto, a região mais adiantada é o sudeste mato-grossense, onde 0,98% do plantio foi concluído. O nordeste de MT é o que tem menor porcentual de área semeada até o momento (0,04%).

Com informações do Deral e do Imea.

>>> Veja mais notícias sobre soja