Segundo levantamento do Deral, a região que engloba Toledo é a mais adiantada e já colheu 83% da área de soja
Os trabalhos de colheita da soja no Paraná estão andando bastante rápidos nesta safra. Até o momento o Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura estima que 20% da área de 5,4 milhões de hectares foi colhido. No ano passado, na mesma época, os trabalhos correspondiam a 2% da área apenas.
A região que engloba o município de Toledo é a mais adiantada, com 83% da área de 481 mil hectares já colhidas, ou seja, 399 mil de hectares. Na sequência aparecem Umuarama e Cascavel, com 40% da área colhida, cada uma.
Apenas quatro regiões ainda não começaram os trabalhos: Apucarana, Curitiba, Guarapuava e União da Vitória.
O Deral informa que 68% das lavouras estão com bom aspecto, 25% em condições médias e 7% em situação ruim. Estes dados mostram uma melhora nas condições se comparado a semana anterior quando 12% das lavouras estavam em estado ruim. Entre as fases de crescimento, as plantas estão: vegetativo (2%), floração (16%), frutificação (50%) e maturação (32%).
O Paraná trabalha agora com uma perspectiva de produção de 16,8 milhões de toneladas, ante as 19,1 milhões de toneladas da safra anterior. A produtividade média foi estimada em 3.108 quilos por hectare, 12% abaixo das 3.523 quilos registrados na última safra.