Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Paraná consegue melhorar índices de produtividade com manejo correto do solo

Estado é referência no uso de boas práticas agrícolasAs lavouras do Paraná estão batendo recordes de produção. Os resultados vêm do trabalho correto de conservação do solo. Agora, a Secretaria de Agricultura está desenvolvendo uma campanha chamada Plante seu Futuro. O objetivo é difundir técnicas e experiências entre produtores.

Um dos produtores que participarão da campanha é Ângelo Celestino, de 78 anos. Há quase uma década o trabalhador rural transformou o tradicional cultivo de soja e milho no noroeste do Paraná. Com a mudança, vieram os resultados. Para a soja, a produtividade chega a ser 33% superior à média do município. Na última safra, Celestino colheu 64 sacas/hectare. Para o milho, ele já produziu 185 sacas/hectare, sendo que média do Brasil são 80 sacas/hectare.

A campanha envolve também empresas privadas, que atuam na assistência e no comércio de produtos agropecuários. A primeira etapa tratou do manejo de pragas e doenças. Em 107 propriedades visitadas houve redução no uso de agroquímicos, de cinco para duas aplicações, em média. No custo, a redução foi de R$ 281 por hectare. A partir de agora, o trabalho vai ser direcionado para a conservação do solo.

Nesta terça, dia 15, Dia Mundial da Conservação de Solos, a campanha Plante seu Futuro vai promover dois seminários regionais para debater questões relacionadas ao manejo integrado de solos e água.

Os eventos serão realizados em Maringá (PR) e Ponta Grossa (PR) e devem ter a participação de profissionais técnicos da iniciativa privadas e do setor público.

Serviço:

Quando: terça, dia 15

Onde: Ponta Grossa (PR)
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Churrascaria Estrela de Prata Executive – BR-376, ao lado do clube Ponta Lagoa – Trevo Vendrami

Onde: Maringá (PR)
Horário: 13h30 às 17h40 
Local: CREA – Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1139 – Zona 07. 

Veja mais na reportagem:

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile