Um dos produtores que participarão da campanha é Ângelo Celestino, de 78 anos. Há quase uma década o trabalhador rural transformou o tradicional cultivo de soja e milho no noroeste do Paraná. Com a mudança, vieram os resultados. Para a soja, a produtividade chega a ser 33% superior à média do município. Na última safra, Celestino colheu 64 sacas/hectare. Para o milho, ele já produziu 185 sacas/hectare, sendo que média do Brasil são 80 sacas/hectare.
A campanha envolve também empresas privadas, que atuam na assistência e no comércio de produtos agropecuários. A primeira etapa tratou do manejo de pragas e doenças. Em 107 propriedades visitadas houve redução no uso de agroquímicos, de cinco para duas aplicações, em média. No custo, a redução foi de R$ 281 por hectare. A partir de agora, o trabalho vai ser direcionado para a conservação do solo.
Nesta terça, dia 15, Dia Mundial da Conservação de Solos, a campanha Plante seu Futuro vai promover dois seminários regionais para debater questões relacionadas ao manejo integrado de solos e água.
Os eventos serão realizados em Maringá (PR) e Ponta Grossa (PR) e devem ter a participação de profissionais técnicos da iniciativa privadas e do setor público.
Serviço:
Quando: terça, dia 15
Onde: Ponta Grossa (PR)
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Churrascaria Estrela de Prata Executive – BR-376, ao lado do clube Ponta Lagoa – Trevo Vendrami
Onde: Maringá (PR)
Horário: 13h30 às 17h40
Local: CREA – Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1139 – Zona 07.
Veja mais na reportagem: