Deral estimou a safra paranaense em 16,87 milhões de toneladas, número que mantém o estado como o segundo maior produtor do país
O Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral) divulgou nesta quinta, dia 25, o levantamento mensal da safra de soja no estado. O Deral prevê que a produção da safra 2014/2015 alcance 16,87 milhões de toneladas, crescimento de 16% em relação ao ciclo anterior.
• Veja também: Abiove eleva estimativa de exportação de soja para 2015
O crescimento da produção foi reflexo basicamente de dois fatores: o incremento da área plantada e, também, o melhor rendimento das lavouras. Foram 5,07 milhões de hectares cultivados nesta safra, sendo a maior área já semeada no Paraná, crescimento de 4%.
O número está abaixo do estimado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que projetou 17,14 milhões de toneladas. Mesmo assim, o estado deverá seguir como segundo maior produtor do país, atrás apenas de Mato Grosso.
A produtividade das lavouras paranaenses também contribuiu para o aumento da produção. Em média foram produzidos nesta safra cerca de 3.324 kg por hectare. Esse número é 12% superior à média produzida na safra 2013/2014.
Comercialização avança
O volume comercializado até o momento pelos produtores paranaenses foi de 11,36 milhões de toneladas. Essa quantidade equivale a cerca de 67% do total produzido no atual ciclo. No mesmo período do ano passado o volume comercializado era de 9,86 milhões de toneladas valor que em termos percentuais também equivalia também a 67% do total produzido naquele período.
Com informações do Deral.