EMBARQUES

Paraná exporta 61% mais soja e derivados entre janeiro e setembro de 2023

Em nove meses, estado enviou 12,3 milhões de toneladas do complexo soja; em receita, avanço foi de 39%, para US$ 6,6 bilhões

Soja, Porto do Paranaguá
Foto: Portos do Paraná

As exportações paranaenses do complexo soja (grão, farelo, óleo e demais derivados) deram um salto de 61% entre janeiro e setembro de 2023, em comparação com igual intervalo de 2022, informou em relatório a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado.

Em nove meses deste ano, o Paraná exportou 12,3 milhões de toneladas do complexo soja. Em receita, o avanço foi de 39%, para US$ 6,6 bilhões.

A pasta informa ainda que neste último trimestre o Paraná deve exportar pelo menos mais 3 milhões de toneladas de soja e fechar o ano com 15 milhões de toneladas embarcadas para o exterior.

O milho, igualmente, tem avançado em exportações no estado. Entre janeiro e setembro de 2023, 2,7 milhões de toneladas do grão foram exportadas, alta de 70% ante igual período de 2022.

“A expectativa é fechar o ano com volume exportado superior a 4 milhões de toneladas e com potencial de superar o recorde de 2019, quando o Paraná exportou 4,7 milhões de toneladas”, informa a secretaria, na nota.


Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!