Paraná e Mato Grosso do Sul aderem a programa Pró-Rio Uruguai e Aquífero Guarani

Objetivo é elaborar projetos de preservação ambiental da bacia hidrográficaOs governadores do Paraná e de Mato Grosso do Sul, Roberto Requião e André Puccinelli (MS), assinaram nesta semana um protocolo de intenções de adesão ao Programa Pró-Rio Uruguai e Aquífero Guarani. O programa, desenvolvido pelo Conselho Parlamentar do Sul (Parlasul), já integrava os Conselhos Estaduais do Meio Ambiente de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, e tem como objetivo elaborar projetos de preservação ambiental da região da bacia hidrográfica.

? Os Estados irão se reunir para discutir estratégias para enfrentar a crise ambiental, elaborar projetos que contemplem o desenvolvimento sustentável, além de discutir políticas de preservação ambiental em áreas da bacia hidrográfica em questão. O nosso objetivo é preservar um dos maiores aqüíferos de água doce, responsável pelo abastecimento de grande parte dos estados do Sul e dos países que fazem fronteira com o Brasil ? explicou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Rasca Rodrigues.

O Programa busca alertar as comunidades sobre o desequilíbrio ambiental que poderá ocorrer em curto prazo pela falta de água.

? Sob a Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, encontra-se o Aqüífero Guarani, o maior reservatório subterrâneo de água doce do mundo. Um plano de desenvolvimento sustentável é essencial para a preservação. Iremos juntos estudar projetos de valorização da região, que tem grande potencial hidrelétrico e uma posição estratégica nas regiões envolvidas ? explicou Rodrigues.

As principais atividades econômicas desenvolvidas na região da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai estão relacionadas com a agricultura e a pecuária. A região enfrenta sérios problemas ambientais.
 
? A descarga de esgoto sem tratamento, atividade agrícola sem utilização de práticas de conservação do solo, o uso indiscriminado de agrotóxicos, desmatamento intenso e processos erosivos avançados ? citou o presidente do Parlasul, Maurício Picarelli.