Paraná segue atrasado no plantio da soja, mas tem município que já terminou

Dos 19 municípios acompanhados, 4 já estão com mais de 90% da área plantada, 8 não cultivaram nem a metade do estimado e apenas 1 concluiu os trabalhos

O plantio da soja no Paraná atingiu 65% da área de 5,4 milhões de toneladas, segundo levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral). Os trabalhos estão atrasados quando comparados à mesma época do ano passado (73%). Apesar disso, o município de Toledo foi o primeiro a já concluir os trabalhos nos mais de 482 mil hectares que possui com soja.

No ano passado, nesta mesma época, Toledo também foi o município a primeiro terminar os trabalhos de plantio, seguido por Cascavel que na época tinha 99% da área já semeada. Neste ano Cascavel também está com 99% da área de 561 mil hectares cultivados, seguido por Maringá e Umuarama com 97% e Campo Mourão com 93%.

União da Vitória segue como o município que menos semeou até o momento, com 6% dos 5 mil hectares. Guarapuava e Irati aparecem logo na sequência com 18% de suas áreas semeadas.

Das lavouras já implantadas, 98% estavam em boa condição e 2% em média condição. Entre as plantas que estão no campo, 12% estavam em fase de germinação e 88% em desenvolvimento vegetativo.

Veja abaixo como está o plantio em cada município:

Veja mais notícias sobre soja