Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Paraná tem perto de 800 mil toneladas de trigo encalhadas

Expectativa de colheita recorde no ano passado foi frustrada pelo excesso de chuvasO governo federal autorizou a liberação de R$ 380 milhões para que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) faça estoques de trigo, milho, feijão e café. As compras devem acontecer durante este mês nas modalidades AGF e contratos de opção. O Paraná ainda tem perto de 800 mil toneladas de trigo encalhadas por falta de preço.

A expectativa de colheita recorde de trigo no Paraná, no ano passado foi frustrada pelo excesso de chuvas. Das 3,5 milhões de toneladas que esperava colher, o Estado perdeu um milhão. Com a qualidade comprometida, os produtores não conseguiram o preço que queriam.

O Paraná ainda tem cerca de 800 mil toneladas de trigo estocadas. Por isso, os agricultores estão preocupados se, mesmo com essa alternativa apresentada pelo governo federal, vão conseguir recuperar o crédito a tempo para a safra de inverno.

Foram autorizados R$ 119 milhões para que a Conab atenda produtores de trigo do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná.

A Cooperativa de Rolândia (Corol), no norte do Estado, ainda tem 50 mil toneladas do cereal estocadas, metade da produção que recebeu e que, em períodos de normalidade já estariam fora dos armazéns. Para o presidente da cooperativa, Eliseu de Paula, os recursos anunciados precisam chegar o quanto antes nas mãos do produtor.

? O produtor está assustado, está falando que não vai plantar trigo mais, outros já estão deixando ou migrando para aveia, para outras culturas ou até falando em deixar a terra parada, o que não é bom. É preciso plantar trigo, o Brasil é um país importador de trigo, nós temos que recompor nossos estoques, nós temos que incentivar produtor a plantar trigo, a não deixar a terra parada. Mas, ele também não pode pagar por isso. Então é preciso uma ação de governo muito forte nesse momento.

A Conab do Paraná informou que o valor destina ao Estado deve ser confirmado nesta sexta, dia 5.

Sair da versão mobile