De acordo com o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Airton Maron, o bom desempenho dos portos paranaenses no primeiro semestre é fruto da otimização da estrutura existente.
? Estamos trabalhando na captação de recursos para os projetos de expansão, mas, ao mesmo tempo, temos buscado otimizar as estruturas existentes para aumentar a movimentação, apesar das dificuldades. E temos conseguido isso através do diálogo e do compromisso com a evolução dos portos paranaenses ? disse.
A exportação de granéis sólidos cresceu 7% no primeiro semestre, fechando em 9,42 milhões de toneladas exportadas. Considerando apenas a soja, o aumento foi ainda maior: 15% em relação a 2010, fechando o semestre com 3,95 milhões de toneladas exportadas. A exportação de açúcar também foi destaque, alcançando aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado, com 1,58 milhão de toneladas exportadas.
A movimentação de veículos registrou alta de 38% nos primeiros seis meses do ano. O Porto de Paranaguá movimentou, até junho de 2011, 95,2 mil unidades de veículos. Em 2010, no mesmo período, foram 68,8 mil unidades.
A importação de fertilizantes também apresentou bom desempenho no semestre. O Porto de Paranaguá é responsável por 44% da importação brasileira de fertilizantes. De janeiro a junho, foram 4,63 milhões de toneladas movimentadas, registrando aumento de 49% em relação ao movimentado em 2010.
Além da liderança nacional na importação de fertilizantes, o Porto é líder entre os demais portos brasileiros na exportação de farelo de soja. Sozinho, o é responsável por 37% das exportações do produto.
Já considerando as exportações de milho, açúcar e trigo, Paranaguá ocupa a vice-liderança nacional, sendo que 20% do milho brasileiro saem pelo porto paranaense; 17%, do açúcar e 24%, do trigo.