Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Paranaguá movimenta 24,1 milhões de toneladas no 1º semestre, alta de 4,8%

Vendas externas de milho cresceram 77% no primeiro semestre, e as da soja, 21%, em comparação a igual período do ano passado

Fonte: Kalos Geromy/Secom – Governo do Maranhão

O Porto de Paranaguá movimentou de janeiro a junho de 2016 24,1 milhões de toneladas, 4,8% mais que as 23 milhões de toneladas registradas em igual período de 2015. Conforme a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), em nota, o terminal paranaense bateu recordes consecutivos em janeiro, fevereiro, março e abril. Contudo, no comparativo do semestre com outros portos brasileiros, Paranaguá mantém a segunda posição no ranking nacional, atrás do Porto de Santos.

A importação de granéis líquidos nos seis primeiros meses de 2016, que aumentaram 48% ante igual período de 2015, foi um dos itens que contribuíram para o incremento na movimentação pelo porto paranaense, de acordo com a entidade. A exportação de granéis sólidos, em especial de milho e soja, também ajudou o resultado. As vendas externas de milho cresceram 77% no primeiro semestre, e as da soja, 21%, em comparação a igual período do ano passado.  

O mercado interno de veículos em ritmo lento também estimulou a maior movimentação em Paranaguá, informou a Appa. Houve aumento de 135% na exportação desses artigos pelo porto nos primeiros seis meses do ano. Em 2015 foram enviadas ao exterior 17.561 unidades. Já em 2016, o número de unidades exportadas saltou para 41.326.

Segundo o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, o aumento gradativo na movimentação de diferentes tipos de cargas é resultado dos investimentos em dragagem, infraestrutura, manutenção e logística.

Sair da versão mobile