O Porto de Paranaguá movimentou de janeiro a junho de 2016 24,1 milhões de toneladas, 4,8% mais que as 23 milhões de toneladas registradas em igual período de 2015. Conforme a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), em nota, o terminal paranaense bateu recordes consecutivos em janeiro, fevereiro, março e abril. Contudo, no comparativo do semestre com outros portos brasileiros, Paranaguá mantém a segunda posição no ranking nacional, atrás do Porto de Santos.
A importação de granéis líquidos nos seis primeiros meses de 2016, que aumentaram 48% ante igual período de 2015, foi um dos itens que contribuíram para o incremento na movimentação pelo porto paranaense, de acordo com a entidade. A exportação de granéis sólidos, em especial de milho e soja, também ajudou o resultado. As vendas externas de milho cresceram 77% no primeiro semestre, e as da soja, 21%, em comparação a igual período do ano passado.
O mercado interno de veículos em ritmo lento também estimulou a maior movimentação em Paranaguá, informou a Appa. Houve aumento de 135% na exportação desses artigos pelo porto nos primeiros seis meses do ano. Em 2015 foram enviadas ao exterior 17.561 unidades. Já em 2016, o número de unidades exportadas saltou para 41.326.
Segundo o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, o aumento gradativo na movimentação de diferentes tipos de cargas é resultado dos investimentos em dragagem, infraestrutura, manutenção e logística.