O total de investimentos será de R$ 3,5 bilhões, que serão utilizados na ampliação de pátios intermodais e na construção de armazéns portuários em Santos. A Vale vai explorar a concessão do Terminal Marítimo da Ultrafértil ? que movimenta enxofre, amônia e fertilizantes ? e está, estrategicamente, interligando a malha ferroviária da empresa. Por ano, o potencial de movimentação de cargas chegará a 16 milhões de toneladas. O aumento da utilização da ferrovia deve retirar mais de mil caminhões por dia das estradas.
A integração do Terminal com a malha ferroviária da Vale vai ampliar a capacidade de movimentação de granéis agrícolas do Porto de Santos em até 30%. O acordo prevê, ainda, investimentos na atividade ferroviária da Vale em São Paulo com a compra de locomotivas e vagões. Ao governo, representado pela Investe São Paulo ? agência paulista que promove investimentos ? cabe a prestação de serviços de assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, além de investir na capacitação dos profissionais.
A Vale movimenta por ano em torno de um bilhão de toneladas de minério de ferro e encerrou 2010 como a maior exportadora do país.