Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Parceria inaugura nova fase da certificação Soja Plus

Termo de cooperação com a Abiove e a Aprosoja-MT prevê ampliação do programa de gestão da sojicultura brasileira

O Banco do Brasil assinou nesta quinta, dia 4, em São Paulo, termo de cooperação mútua com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). A parceria prevê investimentos no âmbito do Programa Soja Plus, iniciativa de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural.

Participaram da assinatura do acordo os presidentes da Abiove e da Aprosoja (MT), respectivamente, Carlo Lovatelli e Ricardo Tomczyk, e o vicepresidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, Osmar Dias.

– É interessante a chegada de novos parceiros de peso para dar envergadura ao Programa – destaca Ricardo Tomczyk, presidente da Aprosoja-MT.

O BB também vai colaborar na produção de conteúdos técnicos em materiais de treinamento, inclusive sobre os produtos e serviços disponibilizados pelo Banco ao produtor rural, com especial atenção aos destinados à adequação socioambiental da propriedade. Além disso, utilizará sua estrutura e equipes para apoiar cursos, treinamento e dias de campo realizados pelo Programa.

– O Soja Plus é uma iniciativa que valoriza a agricultura brasileira, ao viabilizar a melhoria contínua das propriedades rurais. A participação do Banco do Brasil no Programa reforça nosso compromisso com ações que apoiam, de forma efetiva, a evolução dos produtores rurais no sentido da sustentabilidade – avalia o vice-presidente Osmar Dias.

O evento em São Paulo contou com a participação de parceiros do Soja Plus nos quatro estados em que o programa está implantado. Em Mato Grosso, a Aprosoja-MT e a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). No Mato Grosso do Sul, a Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul). Na Bahia, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). Em Minas Gerais, o sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Para o presidente da Abiove, Carlo Lovatelli, a parceria com o Banco do Brasil inaugura uma nova etapa na agenda do Soja Plus, que tem planos de expansão para outros estados produtores. O Programa começou por Mato Grosso (1º produtor nacional), em 2011, e se estendeu para o Mato Grosso do Sul (5º maior), Minas Gerais (6º) e Bahia (7º).

– O Soja Plus é demandante e precisa de mais pessoas, técnicos, para levar às propriedades as capacitações e o que precisa ser feito de melhorias para elas se adequarem às exigências da legislação brasileira – diz Lovatelli.

O programa

O Soja Plus é divido em três fases: a primeira é de mobilização dos produtores por meio de palestras e informações gerais sobre o Programa; a segunda é a da realização de cursos; e a terceira é a da assistência técnica nas fazendas, quando é aplicado ‘check list’ com indicadores socioambientais. A metodologia de trabalho do Soja Plus está alicerçada em cinco módulos de gestão aplicada à propriedade rural: saúde e segurança ocupacionais, melhores práticas de produção e adequação ambiental, viabilidade financeira e econômica, qualidade do produto e responsabilidade social.

Os produtores participantes recebem diversas ferramentas para a melhoria da gestão das propriedades rurais. Uma delas é o manual ilustrado sobre construções rurais, além de vídeos-aulas com os procedimentos seguros em diferentes locais e situações, como oficinas mecânicas e transporte de funcionários, uso correto de tratores agrícolas (pulverizadores e colheitadeiras), construções de aceiros para prevenção de incêndios, trabalho em altura e em ambientes confinados, entre outros.

Os produtores que participam do programa recebem, ainda, 60 placas informativas sobre saúde e segurança, kit de primeiros socorros, blocos carbonados para controle de entrega de EPIs e documentos, além de fichas pararegistros de atividades. Desde a criação do Programa, foram realizados cursos e oficinas de campo para 4.630 produtores rurais sobre o cumprimento da rigorosa legislação social brasileira, oferecidos 81 cursos de 16 horas/aula para 1.620 produtores, distribuídas 75 mil placas de orientação para prevenção de acidentes, e 800 fazendas foram beneficiadas com visitas técnicas regulares realizadas pelos supervisores de campo.

Asscom/Abiove

>>> Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile