Parceria vai levantar recursos florestais do Ceará

Serão avaliadas mais de 370 pontos de amostra distantes 20 quilômetros uns dos outrosO Serviço Florestal Brasileiro está avançando nas parcerias com Estados no Nordeste para a realização do Inventário Florestal Nacional com o acordo de cooperação técnica firmado com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace).

O Inventário consistirá no levantamento de informações sobre as florestas do Estado, como quantidade de árvores, altura, diâmetro e condição fitossanitária (saúde) delas, espécies presentes e carbono estocado. Também será avaliado o tipo de solo, se há vestígios de exploração florestal e haverá entrevistas com moradores a fim de conhecer sua relação com a floresta.

No Ceará, essas características serão avaliadas em mais de 370 pontos de amostra distantes 20 quilômetros uns dos outros. Em todo o Nordeste, quase 4.000 locais serão analisados com o intuito de conhecer a quantidade e a qualidade das florestas da região.

O Serviço Florestal e a Semace vão elaborar o planejamento técnico e logístico, capacitar servidores e equipes que irão a campo e estabelecer parcerias com a academia para que esta realize o controle de qualidade dos dados coletados, entre outras atividades.

Caatinga

O Ceará é o único Estado do Nordeste coberto somente pela Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro.

? É possível que sejam descobertas novas espécies porque este é um bioma ainda pouco estudado e também pelo tamanho da área que será inventariada ? afirma o engenheiro florestal da Gerência de Informações do Serviço Florestal, Gilson de Souza.

O levantamento também ajudará na gestão florestal nacional e local.

? Por meio do Inventário será possível obter informações sobre os recursos florestais da região e do país para fundamentar a formulação e execução de políticas públicas de desenvolvimento, uso e conservação desses recursos ? diz a engenheira florestal da Unidade Regional Nordeste do Serviço Florestal, Maria Auxiliadora Gariglio.

Portal

O acordo com a Semace também prevê a disponibilização de informações do Estado para o Portal Nacional da Gestão Florestal, gerido pelo Serviço Florestal. O site vai trazer dados, entre outros, sobre fiscalização, licenciamentos, planos de manejo e supressão de vegetação autorizada nas unidades da federação.

O Portal é uma exigência da resolução 379/06 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e tem o objetivo de tornar a gestão florestal mais transparente. Entre os Estados brasileiros, o Ceará é um dos que, desde o início, tem demonstrado grande interesse na iniciativa. Seus dados devem ser um dos primeiros a serem disponibilizados no Portal por já estarem sistematizados.