Parlamentares querem aproveitar MP da Crise para retomar renegociação das dívidas

Objetivo seria aproveitar a medida que socorre os bancos para beneficiar o setor agropecuárioDeputados ligados ao setor agropecuário estão pegando carona na medida provisória da Crise para aprovar emendas que beneficiam o setor. A idéia é retomar a renegociação das dívidas agrícolas. A MP que autoriza o socorro do Banco Central aos bancos em dificuldades recebeu 74 emendas de deputados e senadores. Desse total, 39 beneficiam o setor agropecuário.

A idéia dos parlamentares é incluir na medida a retomada da renegociação das dívidas rurais. Uma das propostas prevê a alteração dos juros nas operações inscritas na Dívida Ativa da União. Ao invés da taxa Selic os deputados querem a TJLP. A medida é polêmica e já foi vetada pelo presidente Lula no passado.

O deputado Paulo Piau ( PMDB-MG), em conjunto com o deputado Tadeu Filippelli ( PMDB-DF), apresentou 13 emendas à MP. Membro da base aliada ao governo, ele acredita na inclusão dos benefícios rurais na MP.

? O governo vai, com certeza, analisar as nossas propostas porque elas visam fazer com que os produtores continuem produzindo sob pena de faltar alimento, sob pena de a inflação subir, coisas que o governo não quer de jeito nenhum ? avalia o deputado mineiro.

A MP ainda não tem um relator, mas um acordo de líderes já marcou a data para a votação. Será no dia 28 de outubro, depois, portanto, do segundo turno das eleições municipais, no próximo dia 26.