Os dados do Ministério de Agricultura mostram que um grupo de nove produtos respondeu por 98,5% das exportações do agronegócio para o mercado chinês. A participação da soja nas exportações do setor para a China passou de 74,3% de janeiro a abril do ano passado para 83% no mesmo período deste ano. As exportações de soja em grão para a China cresceram 38% em volume (para 7,6 bilhões de toneladas) e a receita aumentou 39,4% (para US$ 3,7 bilhões). O mercado chinês absorveu 48% dos embarques totais da soja brasileira para o exterior nos primeiros quatro meses deste ano, ante 43% no mesmo intervalo de tempo do ano passado.
O segundo produto da pauta de exportação do agronegócio brasileiro para a China é a celulose, cujas vendas cresceram 12,5% em volume (para 847,9 mil toneladas), mas recuaram 0,2% em receita (para US$ 439,3 milhões). O terceiro é a carne de frango, cujas vendas cresceram 39,4% em volume (para 76,3 mil toneladas) e 32,1% em receita (para US$ 152 milhões). Couros e peles ocupam o quarto lugar na lista, com retração de 5,4% no volume exportado (para 49,4 mil toneladas) e aumento de 7,9% na receita (US$ 140,3 milhões).
Outros produtos importantes do agronegócio brasileiro, como as carnes bovina e suína, além de açúcar e suco de laranja, ainda não têm participação expressiva nas exportações do setor para o mercado chinês. Um segmento que a cada ano vem conseguindo ganhar mercado é a cotonicultura. No ano passado a China absorveu 28% das exportações do setor, ante 11,2% em 2010. A participação deve aumentar neste ano, por causa da menor demanda por parte da indústria nacional. Nos primeiros quatro meses deste ano as exportações brasileiras de algodão e produtos têxteis para o mercado chinês cresceu 45 vezes e atingiu 54,3 mil toneladas.