Passagem de Mendes Ribeiro pelo Ministério da Agricultura foi marcada pela luta contra o câncer

Após um ano e meio à frente da pasta, Mendes foi substituído pelo deputado federal Antônio AndradeMendes Ribeiro Filho não é mais ministro da Agricultura. Ele deixou o cargo após reunião com a presidente Dilma Rousseff na tarde de sexta, dia 15. A mudança faz parte de uma mini reforma ministerial anunciada no início desta semana.

O deputado federal do PMDB de Minas Gerais, Antônio Andrade, foi anunciado como o novo titular da pasta. A proposta inicial do Ministério da Agricultura, que teria sido apresentada pelo PMDB à presidente, seria de deslocar Mendes Ribeiro para a Secretaria de Assuntos Estratégicos. O objetivo da troca seria acomodar o PMDB de Minas Gerais, que ameaça apoiar Aécio Neves nas eleições presidenciais de 2014, dentro do governo federal.

Segundo assessores, porém, o ministro não irá assumir a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), como chegou a ser cogitado. Ele deve voltar para a Câmara dos Deputados e reassumir seu mandato como deputado federal já na próxima segunda, dia 18. Assim, o suplente Eliseu Padilha, também do PMDB, deve deixar o cargo.

Assessores também afirmaram que a presidente recomendou ao deputado que se dedique ao tratamento contra o câncer. Mendes Ribeiro Filho deve conceder entrevista somente na próxima semana.

Amigo de Dilma Rousseff há quase 30 anos, o gaúcho fazia parte da cota pessoal de ministros da presidente. Sua passagem pelo Ministério da Agricultura foi marcada pela luta contra a recorrência de um tumor no cérebro, diagnosticado em 2007. Em outubro de 2011, ele chegou a passar por uma cirurgia. Mesmo assim, durante o tratamento da doença, que incluiu sessões de quimioterapia, o ex-ministro não cogitou deixar a pasta.

Entre as ações de Mendes Ribeiro Filho à frente do ministério, o setor produtivo destaca a solução do histórico problema do preço do arroz, a renegociação de dívidas, a equação dos débitos dos produtores atingidos pela seca e o reajuste no preço mínimo do trigo.

A posse de Antônio Andrade deve acontecer neste sábado, dia 16, antes da viagem da presidente Dilma a Roma, na Itália, para acompanhar a primeira missa do pontificado do Papa Francisco.

Doença

Gaúcho, 58 anos, deputado federal por cinco vezes pelo PMDB, Mendes Ribeiro assumiu cargo de ministro em agosto de 2011, sucedendo a Wagner Rossi, também indicado pelo PMDB, que deixou o cargo envolvido em denúncias de corrupção. Em outubro do mesmo ano, Mendes Ribeiro foi submetido a uma cirurgia para remover a recorrência de um câncer no cérebro, diagnosticado em 2007, que perdura até hoje.

Após a cirurgia, o ministro passou a receber sessões quinzenais de quimoterapia na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês. Durante o tratamento, o político sofreu duas convulsões e precisou ser internado novamente. Os médicos o impediram de realizar longas viagens pela pasta.

Trajetória política

Mendes Ribeiro iniciou a carreira política em 1982 como vereador de Porto Alegre. Ele foi deputado estadual nas legislaturas de 1986 a 1990 e de 1991 a 1994 e consolidou sua carreira como relator da Constituição do Estado. Formado em Direito, foi o  primeiro gaúcho a assumir, em 2008, a presidência da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional.

No Executivo do Rio Grande do Sul, já foi titular das secretarias da Justiça (1983 a 1984), de Obras Públicas, Saneamento e Habitação (1994-1996) e chefe da Casa Civil (1996-1998). Em Porto Alegre, presidiu o diretório do PMDB municipal, de 2000 a 2003. Em 2004, concorreu a prefeito. De 2007 a 2008, foi coordenador da bancada federal gaúcha.

Em 2011, assumiu como líder do governo no Congresso e desde 23 de agosto exerce o cargo de ministro da Agricultura.

Clique aqui para ver o vídeo