Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Passagem de Mendes Ribeiro pelo Ministério da Agricultura foi marcada pela luta contra o câncer

Após um ano e meio à frente da pasta, Mendes foi substituído pelo deputado federal Antônio AndradeMendes Ribeiro Filho não é mais ministro da Agricultura. Ele deixou o cargo após reunião com a presidente Dilma Rousseff na tarde de sexta, dia 15. A mudança faz parte de uma mini reforma ministerial anunciada no início desta semana.

O deputado federal do PMDB de Minas Gerais, Antônio Andrade, foi anunciado como o novo titular da pasta. A proposta inicial do Ministério da Agricultura, que teria sido apresentada pelo PMDB à presidente, seria de deslocar Mendes Ribeiro para a Secretaria de Assuntos Estratégicos. O objetivo da troca seria acomodar o PMDB de Minas Gerais, que ameaça apoiar Aécio Neves nas eleições presidenciais de 2014, dentro do governo federal.

Segundo assessores, porém, o ministro não irá assumir a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), como chegou a ser cogitado. Ele deve voltar para a Câmara dos Deputados e reassumir seu mandato como deputado federal já na próxima segunda, dia 18. Assim, o suplente Eliseu Padilha, também do PMDB, deve deixar o cargo.

Assessores também afirmaram que a presidente recomendou ao deputado que se dedique ao tratamento contra o câncer. Mendes Ribeiro Filho deve conceder entrevista somente na próxima semana.

Amigo de Dilma Rousseff há quase 30 anos, o gaúcho fazia parte da cota pessoal de ministros da presidente. Sua passagem pelo Ministério da Agricultura foi marcada pela luta contra a recorrência de um tumor no cérebro, diagnosticado em 2007. Em outubro de 2011, ele chegou a passar por uma cirurgia. Mesmo assim, durante o tratamento da doença, que incluiu sessões de quimioterapia, o ex-ministro não cogitou deixar a pasta.

Entre as ações de Mendes Ribeiro Filho à frente do ministério, o setor produtivo destaca a solução do histórico problema do preço do arroz, a renegociação de dívidas, a equação dos débitos dos produtores atingidos pela seca e o reajuste no preço mínimo do trigo.

A posse de Antônio Andrade deve acontecer neste sábado, dia 16, antes da viagem da presidente Dilma a Roma, na Itália, para acompanhar a primeira missa do pontificado do Papa Francisco.

Doença

Gaúcho, 58 anos, deputado federal por cinco vezes pelo PMDB, Mendes Ribeiro assumiu cargo de ministro em agosto de 2011, sucedendo a Wagner Rossi, também indicado pelo PMDB, que deixou o cargo envolvido em denúncias de corrupção. Em outubro do mesmo ano, Mendes Ribeiro foi submetido a uma cirurgia para remover a recorrência de um câncer no cérebro, diagnosticado em 2007, que perdura até hoje.

Após a cirurgia, o ministro passou a receber sessões quinzenais de quimoterapia na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês. Durante o tratamento, o político sofreu duas convulsões e precisou ser internado novamente. Os médicos o impediram de realizar longas viagens pela pasta.

Trajetória política

Mendes Ribeiro iniciou a carreira política em 1982 como vereador de Porto Alegre. Ele foi deputado estadual nas legislaturas de 1986 a 1990 e de 1991 a 1994 e consolidou sua carreira como relator da Constituição do Estado. Formado em Direito, foi o  primeiro gaúcho a assumir, em 2008, a presidência da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional.

No Executivo do Rio Grande do Sul, já foi titular das secretarias da Justiça (1983 a 1984), de Obras Públicas, Saneamento e Habitação (1994-1996) e chefe da Casa Civil (1996-1998). Em Porto Alegre, presidiu o diretório do PMDB municipal, de 2000 a 2003. Em 2004, concorreu a prefeito. De 2007 a 2008, foi coordenador da bancada federal gaúcha.

Em 2011, assumiu como líder do governo no Congresso e desde 23 de agosto exerce o cargo de ministro da Agricultura.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile