Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronegócio

Pedidos do Proagro poderão ser feitos através de sistema remoto, diz CMN

No início dessa semana, a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul e a Emater/RS, enviaram ao governo, um oficio pedindo a simplificação das regras

O avanço do coronavírus e a crise provocada pela pandemia levou o Conselho Monetário Nacional (CMN) a mudar algumas regras no procedimentos de comunicação de perdas, de comprovação de perdas e de cálculo de coberturas para as operações enquadradas no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

No início dessa semana, a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), enviaram ao Ministério da Agricultura, um oficio pedindo a simplificação das regras para vistorias de possíveis perdas de beneficiários.

Com as mudanças, fica autorizado que os produtores rurais  façam a comunicação de perdas de forma remota. A decisão foi tomada na noite desta quarta-feira, 1º de abril,  em reunião extraordinária.

“Fica autorizada a comunicação de perdas pelo beneficiário de forma remota, dispensada a assinatura, contendo todas as informações necessárias ao correto preenchimento do MCR – Documento 18 (Proagro – Comunicação de Perdas) pelo agente do Proagro, por meio do envio de e-mail, aplicativo disponibilizado pelo agente do Proagro ou
de outros canais que o agente do Proagro disponibilize, inclusive contato por meio telefônico”, informou o Banco Central Central do Brasil.

Comprovação de Perdas

Nos casos em que, por força de restrição de mobilidade não seja possível o deslocamento do técnico encarregado de comprovação de perdas até a propriedade rural, técnicos estão autorizados à usarem um sistema remoto.

“Porém seja viável aferir todas as informações necessárias à efetiva mensuração do evento causador e dos prejuízos decorrentes, por meio de ferramentas de sensoriamento remoto ou com base em informações disponíveis ao assessoramento técnico em nível de carteira do agente”, afirma o documento.

 

Sair da versão mobile