Pelo segundo ano consecutivo, preços do algodão no mercado interno registram queda

Baixa nos preços deve impactar no tamanho da área plantada na próxima safra, que pode ser 35% menorPelo segundo ano consecutivo, os preços do algodão praticado no mercado doméstico seguem em baixa, contrastando com a alta corrida na soja e também no milho. A queda deve impactar no tamanho da área plantada na próxima safra, que pode ser até 35% menor.  Nos últimos dois anos, a área plantada no Brasil passou de 1,3 milhão hectares para 1,4 milhão, fato que provocou um grande aumento na produção brasileira. No entanto, a partir da próxima safra, os agricultores devem plantar menos. Em Mato Gross

Apesar disso, as exportações brasileiras do produto ultrapassaram a marca de um milhão de toneladas na safra de 2011/2012, superando em 146% o volume embarcado no ano passado. Apesar disso, os estoques da commodity no mundo estão altos. A atual estocagem da fibra corresponde a 67% do consumo global.
 
Segundo o analista do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Lucílio Alves, mesmo com uma produção igual ou pouco maior do que a safra passada, os preços devem subir nos próximos meses.