Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pequenos agricultores mostram a força do setor na Agrifam

Feira acontece em Agudos, na região central do Estado de São PauloOs pequenos agricultores participam ativamente no agronegócio brasileiro Uma feira em São Paulo mostra que o setor está cada vez mais forte, e que pode conquistar mercados até então restritos aos grandes produtores. A Agrifam, que acontece em Agudos, na região central do Estado, é uma demonstração da força deste segmento.

O produtor rural Luiz Roberto Ribeiro também é agora feirante. Em três dias de feira, ele espera vender quase tudo das conservas, dos pães e da paçoca que trouxe. Vai faturar bem se conseguir. Sua expectativa é de R$ 4 mil.

Pelo menos 50 agricultores que vivem em assentamentos no Estado de São Paulo trouxeram seus produtos pra vender no espaço na Agrifam. Uma demonstração de que o negócio vai bem pra este pessoal.

Segundo do diretor do Instituto de Terras do Estado de São Paulo, Marco Pilla, tem todo tipo de produtos na feira, desde alimentos a artesanato. Ele destaca a importância do evento que gera renda, emprego e benefícios para o município onde as famílias residem.

Tradicionais empresas do segmento também esperam vender mais. O vendedor Vanderley Magnani representa uma fábrica de máquinas e equipamentos que tem 65 anos no mercado. Nos estande de demonstração, plantadeiras e grades para o preparo do solo. Ele conta que está com o bloco de pedidos pronto pra fechar negócios, e tem muitos agricultores na feira que podem comprar.

Como muitas outras, a Agrifam é uma feira de tecnologia também. O técnico agrícola da Embrapa, Anibal Santos, explica um sistema de reaproveitamento da água nas propriedades. Um benefício para o meio ambiente e para o bolso do produtor.

De acordo com ele, o sistema pode ser feito com materiais que o produtor encontra na propriedade, como cacos de telha. E que além de ajudar o meio ambiente ele ainda pode ter a água limpa pra usar de novo. O sistema funciona como uma espécie de filtro natural, onde as pedras ou telhas e as raízes de uma planta retém as substâncias poluentes.

O produtor rural Manoel Gomes Filho planta eucaliptos no município de Agudos. Tem uma área de pouco mais de 40 hectares. Todo ano ele vem a Agrifam. Ele diz que não pode ficar de fora das novidades e que há muitas coisas na feira que podem ser aplicadas na propriedade.

O agricultor familiar, da pequena propriedade, é quem produz quase 70% de todo o alimento que chega à mesa do consumidor. São mais de quatro milhões de propriedades no pais. Mercado não falta pra este pessoal. O sucesso da feira, que já é feita há oito anos, mostra que este setor está cada vez mais forte. Mas que precisa se organizar mais. Precisa se agrupar, como dizem os especialistas para conquistar mais mercados, pra melhorar a renda.

O Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo, Braz Albertini, diz que mesmo em regiões de domínio de grandes culturas o pequeno agricultor tem espaço, basta saber conquistar. Segundo ele, mesmo em São Paulo, em que predomina a cana-de-açúcar, o produtor pode deixar de plantar só cana, e pode também ter uma usina de beneficiamento, agregando valor ao produto.

Sair da versão mobile