Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Perdas de 2012 justificam queda no PIB da agropecuária, diz MB Agro

Para o sócio-diretor da consultoria, o tombo só não foi maior porque o milho safrinha teve um bom desempenhoAs perdas na safra de verão provocadas pela estiagem, no início de 2012, explicam a queda de 2,3% do PIB agropecuário no ano passado, frente 2011, de acordo com José Carlos Hausknecht, sócio-diretor da MB Agro.

– A principal queda que tivemos foi na produção de soja, com perdas muito fortes no Sul do país. Tem também outros produtos que não desempenharam muito bem: tiveram produção maior, mas preços piores – avalia Hausknecht.

Na lista de produtos com preços mais baixos em 2012 estão laranja, açúcar e café. Hausknecht considera que o tombo só não foi maior porque o milho safrinha (colhido no inverno) teve um bom desempenho.

– Foi surpresa positiva e compensou grande parte da queda no Rio Grande do Sul e Paraná – diz.

Para o executivo, surpresa foi o tombo de 7,5% do PIB agropecuário no quarto trimestre, frente igual período de 2011.

– É um período com volume pequeno de comercialização – argumenta.

Em comunicado, o Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE) atribuiu a queda no período à variação negativa na estimativa de produção anual de 2012 foram: trigo (-23,3%), fumo (-15,6%), cana (-5,6%), laranja (-4,3%) e mandioca (-4,0%), divulgado em janeiro de 2013.

Sair da versão mobile