Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Perdas nas lavouras de trigo do Rio Grande do Sul podem ultrapassar 10,6%, diz Emater

Produtores do norte do Estado reclamam de perda total da safraA chuva prejudicou a produtividade e a qualidade dos grãos de milho e trigo cultivados no Rio Grande do Sul. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) avalia que as perdas nas lavouras de trigo do Estado superem os 10,6% estimados na primeira quinzena do mês. Em levantamento semanal, divulgado nesta quinta, dia 25, a empresa diz que, com 22% da área de 993,1 mil hectares colhida até esta semana, os efeitos dos temporais e da geada registrados na segunda quinzena de setembro apar

A qualidade dos grãos teria ficado aquém do exigido pela indústria. Apesar disso, a Emater mantém sua estimativa de produção de 2,27 milhões de toneladas.

O clima afetou municípios como Boa Vista das Missões, no norte do Estado, onde 30% do cultivo de trigo foi atingido, segundo a Empresa. O agricultor Dalvan Soares perdeu quase toda a produção nos 70 hectares em que plantou.

– A perda é de 100%. O cacho está estragado – lamenta Soares.

De acordo com a Emater, na última safra foram cultivados dez mil hectares de trigo, sendo três mil perdidos com a geada e a queda de granizo no município.

No caso do milho, cujas lavouras estão sendo implantadas, produtores tentam acelerar os trabalhos para minimizar eventuais riscos com estiagem no verão, conforme a Emater. A aceleração do plantio ocorre após muita chuva, que dificultou a semeadura e fez com que produtores tivessem que reimplantar as lavouras perdidas por granizo e geada, registrados entre setembro e o começo do mês. Até o momento, 62% da área estimada para a cultura, de 1,05 milhão de hectares, foi semeada, 59% está em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo.

O agricultor José Aldemir Padilha Câmara perdeu 54 hectares de milho e estima um prejuízo superior a R$ 100 mil.

– Em vários anos, é a primeira vez que tenho um dano desse tipo.

>> Canal Rural Ao Vivo: conheça nossa nova central de vídeos e acompanhe toda a programação

Sair da versão mobile