A localização da unidade de Petrolina é estratégica para facilitar o transporte interestadual de produtos, já que a cidade fica na fronteira oeste do estado. A instalação terá capacidade de 50 mil toneladas e receberá, principalmente, estoques estratégicos de defesa contra seca e insegurança alimentar.
A medida faz parte do Plano Nacional de Armazenagem, anunciado durante a divulgação do Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014. Em todo o país, serão investidos R$ 500 milhões para ampliar e melhorar a capacidade pública de estocagem. Serão reformadas 84 unidades e construídas outras 10. Entre as melhorias previstas estão a reforma das instalações internas e externas, a ampliação das capacidades com a instalação de equipamentos mais modernos e a recuperação de outros.
A região Nordeste receberá 52% dos recursos, o equivalente a R$ 260 milhões, com 33 unidades reformadas, distribuídas em todos os estados. Além de Petrolina, as cidades de Maracanaú (CE), Luis Eduardo Magalhães (BA), Eliseu Martins (PI), Campina Grande (PB) e Itaqui (MA) também ganharão novos armazéns. Juntas, as seis novas unidades armazenadoras do Nordeste terão capacidade estática de 500 mil toneladas.
Para a viabilização das medidas anunciadas, a Conab irá contratar o Banco do Brasil para atuar na gestão e fiscalização das obras de construção e modernização dos armazéns, conforme autorização da Medida Provisória nº 619, assinada no último dia 06 de junho. A partir desta semana, técnicos do banco irão visitar, em conjunto com os profissionais da Conab, as unidades que serão revitalizadas.