Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Personagem Soja Brasil: Álvaro de Almeida

Pesquisador da Embrapa Soja especializado doenças virais na cultura da soja possibilitou o controle de enfermidades como a queima do broto da soja

Nascido no Porto, distrito português, Álvaro de Almeida trabalhou na propriedade rural da família em Pirapora, norte de Minas Gerais. E foi lá que, de maneira curiosa, o hoje pesquisador da Embrapa Soja descobriu a profissão que gostaria de seguir.

– Meu pai tinha um sítio no norte de Minas, e um engenheiro agrônomo abordou meu pai, falando que gostaria de negociar com ele. Depois daquilo, eu pensei: é essa profissão que eu quero seguir – lembra.

• Vote no Personagem Soja Brasil 2014/2015

Com 40 anos de Embrapa Soja, o pesquisador teve importantes trabalhos na área de fitopatologia, principalmente nas doenças transmitidas por vírus. Uma das pesquisas de Almeida permitiu o controle da doença conhecida como queima do broto da soja, problema que prejudicava a expansão da soja.

– A região noroeste do Paraná, sul de São Paulo, ali em Wenceslau Braz, não poderia ter soja ali há alguns anos. O Álvaro conseguiu viabilizar uma janela de produção, hoje a soja é cultivada normalmente. Os produtores agradecem até hoje a solução do problema – destaca o também pesquisador da Embrapa Soja José de Barros França Neto.

As pesquisas de Álvaro de Almeida colaboraram para o cultivo da soja em regiões em que antes não era possível (Reprodução/Canal Rural)
As pesquisas de Álvaro de Almeida colaboraram para o cultivo da soja em regiões em que antes não era possível (Reprodução/Canal Rural)

Seu trabalho no controle de doenças virais nesses 40 anos possibilitou a consolidação da soja em locais em que antes não era possível.

– Ele propiciou conhecimentos em ciência e tecnologia para controle de doenças da soja. Possibilitou expansão de novas áreas produtivas, esse resultado pode ser calculado em milhões de reais – reforça França Neto.

Após passar por um problema de saúde, o pesquisador Álvaro de Almeida continua firme nas atividades de pesquisa. Seus colegas pesquisadores admiram sua coragem e bom humor, mesmo com as adversidades.

– Eu continuo trabalhando, chego todos os dias às 7h30. Eu acho que se me tirarem da Embrapa, eu morro – brinca.

Clique aqui e veja o vídeo da história completa do pesquisador Álvaro de Almeida.

>>> Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile