Personagem Soja Brasil: conheça Elton Zanella

Apostando no trabalho em família e no bom relacionamento com funcionários, inovou em uma gestão profissionalizada e transformou a fazenda em uma grande empresa

A sucessão familiar é um dos assuntos que mais preocupam os produtores rurais de hoje. Com acesso facilitado a informações, possibilidade de estudarem qualquer lugar, além da percepção que o agronegócio ainda não tem o respeito que merece por parte do governo, muitos jovens estão se afastando das atividades desempenhadas por suas famílias no campo e colocando um ponto final a tradição.

Na propriedade da família Zanella, liderada por Elton, isso não aconteceu. Pelo contrário, a união entre irmãos, tios e primos transformou a fazenda em uma empresa. Os resultados podem ser atestados na produtividade, que cresceu mais de 60%. “Não existe sucesso sem ter pessoas comprometidas junto conosco. Sou apenas uma peça dentro deste grande quebra cabeça”, afirma Elton Zanella.

Elton Zanella apoio

Nascido em Águas Frias, Santa Catarina, Elton viu o pai, que na época era motorista e o tio, que tinha uma empresa de venda de cereais traçando planos para mudar de vida. A ideia era comprar alguma área no Mato Grosso, naquela época uma terra cheia de oportunidades baratas para quem quisesse plantar, e mudar com parte da família. E assim aconteceu, em Campos de Júlio.

Só não foi tão fácil quanto parecia, afinal faltava muita coisa na região. Para adequar o solo era preciso calcário, coisa rara por ali e com isso o pai de Elton resolveu deixar um gerente cuidando da fazenda enquanto ia de Campos de Júlio a Curitiba, buscar o insumo. O exemplo de esforço para cuidar do bem familiar inspirou Elton a se dedicar a atividade. E tão logo se tornou o administrador da fazenda. “A empresa é formada pela família e todos têm suas funções e trabalham em conjunto”, explica ele.

“Assim como eu, que sou a segunda geração, espero que meus filhos deem continuidade ao que fizemos”

E não é só a família que tem destaque na propriedade, não. Elton faz questão de ressaltar a importância de cada um de seus funcionários para que esta grande engrenagem funcione corretamente. Elton optou por morar na propriedade para estar sempre próximo de todos e conseguir mais agilidade na tomada de decisões. “Ele tem um ótimo relacionamento com todos. Não visa só ter lucro, mas valoriza também o bem estar de cada funcionário. Ele teve a paciência de ensinar tudo que sei e tenho eterna gratidão por isso” ressalta o técnico agrícola da propriedade Marcos Adriano Stolch.

personagem soja

Antes de assumir os negócios, Elton relembra que o pai sempre comemorava a colheita de 40 sacas por hectare, em média, no máximo 45 sacas. Hoje, os ganhos produtivos médios chegam a 67 sacas por hectare, mas há espaço para elevações ainda maiores. A propriedade participou e se destacou no Desafio de Máxima Produtividade da Soja, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), conseguindo a maior produtividade da soja na região Centro-Oeste, terceira maior produtividade do Brasil, na categoria não irrigada, com 100 sacas por hectare. “Ele é um filho amigo, parceiro, companheiro e muito cuidadoso com a lavoura. O segredo é que ele gosta muito do que faz”, garante o pai, Valdemar Zanella.

Veja mais notícias sobre soja