Produtor rural de Sorriso (MT), Ferrarin Jr. é conhecido por estimular a agricultura sustentável na região por meio da ONG Amigos da Terra de Sorriso
A família Ferrarin é natural da região das Missões, no Rio Grande do Sul, saiu de lá para o Mato Grosso, que era uma região de novas oportunidades para a agricultura. Mesmo com a pouca infraestrutura na época, o produtor Darci Ferrarin persistiu e construiu uma empresa agropecuária sólida e próspera. Além do nome, as qualidades do pai foram herdadas por seu filho, Darci Ferrarin Jr.
• Vote no Personagem Soja Brasil 2014/2015
– Você tem que gostar do que faz, e meu pai me ensinou isso. Ter ele ao meu lado é muito bom, ele é meu herói. Nós trabalhamos juntos, fui criado para trabalhar com isso – comenta Ferrarin Jr.
Antigamente, quando seu pai foi para Cuiabá, não existiam variedades de soja para serem cultivadas na região, era uma coisa experimental. Posteriormente a Embrapa e a Fundação MT conseguiram desenvolver variedades que possibilitaram o Estado se tornar o maior produtor de grãos do Brasil. A família Ferrarin soube aproveitar essa oportunidade.
– O Darci Jr. é um produtor diferenciado porque procura fazer tudo tecnicamente. Ele tem um agrônomo responsável por todas as fazendas, e em cada uma delas existe outro responsável operacional ou técnico. As ideias da maioria são levadas em conta, e é o trabalho em equipe que ajuda no crescimento – exalta o engenheiro agrônomo Fabiano Veriato Zolly.
Outra característica marcante do trabalho de Darci Ferrarin Jr. é a agricultura sustentável. Ele é responsável pela ONG Amigos da Terra de Sorriso, que busca difundir práticas ambientalmente corretas para outros produtores da região.
– A família Ferrarin usa um modelo de agricultura profissional, eles não são simples produtores rurais. Eles possuem equipes para tocar toda a engrenagem de trabalho. Eles plantam milho, soja, algodão. Fazem um trabalho de integração lavoura-pecuária, onde através de uma ONG, trazem alunos de escolas municipais para conhecer a agricultura do país – ressalta Zolly.
Hoje, a GDF Agropecuária é uma empresa referência no Mato Grosso e, se depender do trabalho da família Ferrarin, o futuro será próspero. Darci Ferrarin Jr. lembra que nem sempre o agricultor é valorizado, mas que é um trabalho que dá muito orgulho.
– Produzir alimentos é um trabalho que tem que ser reconhecido. As pessoas valorizam e idolatram o agricultor, por causa das dificuldades pós-guerra, com falta de alimentos. Precisamos aprender essa importância da produção de alimentos. O produtor rural tem um trabalho fantástico, é um desafio – afirma.
Clique aqui e veja o vídeo com a história completa do produtor rural Darci Ferrarin Jr.
* Colaborou Gabriela Zavarizzi