Agricultor de Chapadão do Sul (MS) é reconhecido um grande empreendedor rural pela cadeia produtiva da região
A história da agricultura brasileira mostra que o trabalho recompensa quem é perseverante. Renato Bürgel é um ótimo exemplo para ilustrar essa máxima. Nascido em uma família de agricultores de Não-Me-Toque, norte do Rio Grande do Sul. Mas a história de Renato e seus três irmãos foi bem a 1.490 km dali, em Chapadão do Sul (MS).
• Vote no Personagem Soja Brasil 2014/2015
Os irmãos Bürgel migraram para o município em 1994, sendo Renato o primeiro a tentar a sorte. Ele vendeu tudo que tinha no Rio Grande do Sul e foi tentar a sorte.
– Eu cheguei sozinho, fiz mais de 20 horas de viagem. Nossa chegada não teve muito planejamento. Nosso objetivo era de crescimento, mas jamais imaginei que chegaria onde chegamos – lembra.
O roteiro pode ser muito parecido com outros produtores rurais do país, mas seus colegas destacam a capacidade empreendedora dele.
– O Renato e seus irmãos foram arrojados, tiveram visão de negócio. O Renato me procurou pedindo três mil litros de diesel financiados para começar, honraram e começaram a pedir cada vez mais, isso mostra o trabalho deles. Eles vieram com muita coragem – destaca o empresário Eugênio Alonso Baraldi.
Renato Bürgel também recorda que o início não foi nada fácil para sua produção. Apenas na safra seguinte é que os resultados vieram. Sempre utilizando o lucro da lavoura para voltar a investir na agricultura.
– Nós nunca tiramos recursos de dentro da agricultura, todo o lucro que a lavoura nos dá, nós reinvestimos dentro do negócio. Plantação capitalizada, cada vez dependendo menos de recursos de terceiros – explica.
Hoje, Renato Bürgel propriedades espalhadas por três Estados: Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com mais de 140 colaboradores. O produtor rural não investe apenas na soja, o milho, o algodão, a cana-de-açúcar e pecuária fazem parte do seu portfólio de serviços na agricultura.
Bürgel é respeitado também por gerar empregos e trazer renda para Chapadão do Sul, motivo de orgulho para sua família. Ele deseja que seus filhos também continuem o negócio familiar.
– Eu gostaria que eles continuassem o negócio do pai. Quando fazemos esse trabalho, esperamos que ele siga em frente – comenta.
Clique aqui e veja a história completa do produtor rural Renato Bürgel.
* Colaborou Gabriela Zavarizzi