Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Personagem Soja Brasil: Sérgio Stefanello

O produtor rural de Campo Novo do Parecis (MT) liderou novos experimentos na região e colaborou na consolidação da cultura da soja no Estado

Sérgio Stefanello fez a vida em Campo Novo do Parecis (MT) graças à agricultura. A tradição para o cultivo veio da família, nascido em Cruz Alta (RS), Stefanello tentou a sorte no Centro-Oeste brasileiro antes da região ser conhecida como o celeiro do país.

– Quando chegamos, nós abrimos áreas com arroz, a soja era difícil pela falta de tecnologia. Não tinha nada aqui, a única coisa que pegava era rádio. Mas a gente trabalhava acreditando no futuro, você sentia que ia prosperar – recorda.

• Vote no Personagem Soja Brasil 2014/2015

Hoje, a realidade de Mato Grosso é outra. O Estado é o maior produtor de soja do país, a tecnologia e o preparo dos produtores são os responsáveis pelo sucesso. Stefanello foi um desbravador do Cerrado, testando novas cultivares na região, ele colaborou na consolidação da cultura.

– Nós começamos a fazer experimentos com novas cultivares para o Cerrado e deu certo. O clima em Mato Grosso é muito bom, tivemos tecnologia para melhorar o solo Hoje temos todo o Estado produzindo soja na safra de verão. Somos o celeiro do Brasil. Você colhe em fevereiro e cultiva outras culturas no inverno – comenta Sérgio Stefanello.

Outra característica destacada por colegas é a dedicação conhecimento e tecnologia para outros agricultores.

– Ele é uma das pessoas que passa informação, ele nunca guardou para ele. O Sérgio tem boa vontade em repassar conhecimento – explica o empresário João Francisco Dallepiane.

Stefanello é conhecido por transmitir conhecimento para outros produtores (Reprodução/Canal Rural)
Stefanello é conhecido por transmitir conhecimento para outros produtores (Reprodução/Canal Rural)

Sérgio Stefanello tentou a sorte em Campo Novo do Parecis, prosperou na sua propriedade e se tornou prefeito do município. Olhando para o passado, ele destaca que o trabalho foi feito com muita dedicação.

– Eu vivo a agricultura, hoje a soja é a minha vida. A gente tratava o solo e a fazenda como uma criança que estávamos gerando e desenvolvendo, toda dificuldade passava projetando que seria prospero – afirma.

Clique aqui e veja a história completa do produtor rural Sérgio Stefanello.

>>> Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile