Perspectivas 2013: apesar do cenário positivo, há risco no mercado financeiro brasileiro

Segundo o analista financeiro Miguel Daoud, o país vai viver um momento de baixo crescimento econômico e possível elevação da inflaçãoO ano de 2013 vem com bastante expectativa. Há um cenário positivo, mas também há muito risco no ar. As situações da Europa e dos Estados Unidos preocupam o mundo, e o Brasil deverá ter dificuldade.

Segundo o analista financeiro Miguel Daoud, o país vai viver um momento de conflito, com um baixo crescimento econômico e uma possível elevação da inflação, o que é um processo muito arriscado para a economia brasileira.

Clique aqui para ver o vídeo

 

China: O agronegócio brasileiro tem uma grande expectativa em relação à China, parceiro comercial que importa boa parte das commodities do país, não só as agrícolas como as minerais e energéticas.

Problemas: No entanto, ter bons parceiros comerciais não basta, porque 70% da balança do país destinada à exportação de produtos primários acaba não agregando valor, não distribuindo renda e exigindo que o governo aumente a rede de proteção social. Para isso tudo, tira-se dinheiro que poderia estar sendo investido na sustentação do crescimento, e isso passa a ser necessário para a manutenção de uma população que vive infelizmente na pobreza se não fosse essa pequena ajuda do governo.

Dica do Daoud: O ano de 2013 para o agronegócio tem que ter muita atenção na formação do preço e também na possibilidade de eventos que o mercado financeiro desconheça e que possam trazer um cenário mais pessimista. O produtor rural tem que ficar de olho exatamente nos custos, porque haverá elevação desses custos.