Pesquisa aponta Brasil como mercado atrativo para os espanhóis

Empresários ouvidos consideram superada a crise econômica na América LatinaEmpresários espanhóis, ouvidos em pesquisa, dão como superada a crise na América Latina e se sentem atraídos pelo desenvolvimento dos mercados internos do Brasil, seguido por México, Chile e Peru.

Realizado pela IE Business School e pela empresa de consultoria Kreab & Gavin Anderson, o estudo 2010: Panorama de Investimento Espanhol na América Latina reúne as opiniões de 21 das 35 companhias da Espanha que compõem o índice Ibex-35 da Bolsa de Madri. O Brasil é o mercado da América Latina mais atrativo às empresas espanholas para receber investimentos no próximo ano.

? A redução da pobreza, o aumento do emprego, do consumo e a menor instabilidade social, de alguma maneira fazem com que as empresas espanholas do setor de serviços vejam com maior vantagem o mercado que se está desenvolvendo ? disse Juan Carlos Martínez Lazaro, professor de IE Business School.

Com a exceção do Chile, todos os países latino-americanos não são competitivos no que diz respeito à mão de obra, de acordo com os resultados. Santiago do Chile e São Paulo são as cidades com maior preferência para centralizar as operações, embora as empresas cada vez mais estejam optando por sedes regionais.