Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pesquisa: cana-de açúcar é opção para alimentação de bovinos em períodos de seca

Estudo da Embrapa revela que potencial energético da matéria-prima pode garantir nutrição de rebanhosDentre as gramíneas forrageiras, a cana-de-açúcar se destaca por dois aspectos: a alta produção de matéria seca por hectare e a capacidade de manutenção do potencial energético durante o período seco. Partindo dessa prerrogativa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizou um estudo com o objetivo de apresentar formas de utilização da cana na alimentação de bovinos durante períodos de pouca oferta de pasto.

>> Confira o estudo completo sobre o uso de cana na alimentação bovina

Dietas exclusivas de cana, juntamente com ureia e minerais, resultam na manutenção do peso vivo. O uso de suplementos proteicos/energéticos perfazendo 15% a 25% do consumo total de matéria seca, pode resultar em ganhos da ordem de 400 a 700 gramas por animal por dia.

A cana pode ser ensilada, mas este processo reduz o seu consumo. O uso de aditivos pode melhorar o consumo. O bagaço de cana pode apresentar algum potencial forrageiro após tratamento, entretanto, o custo do mesmo é um fator limitante.

Sair da versão mobile