Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pesquisa da Conab estima que feijão do Sul abasteça metade do país

Região produzirá mais da metade do grão consumido entre janeiro e março de 2009A região Sul vai produzir mais da metade do feijão consumido no Brasil entre janeiro e março de 2009, indica a primeira estimativa da safra 2008/2009 divulgada na última semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A colheita nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul deverá crescer entre 14,1% e 18,6% e atingir de 719,9 a 748,9 mil toneladas do grão. No país, a produção da primeira safra da leguminosa ficará entre 1,39 e 1,43 milhão de toneladas.

Segundo o analista da Conab, João Ruas, os bons preços obtidos no mercado e o reajuste de 65,2% no preço mínimo são os principais responsáveis pela expansão.

? O feijão é o grão com melhor rentabilidade atualmente. Se na safra passada ele perdeu um pouco de área para o milho no Sul, desta vez os agricultores da região voltaram a apostar no produto.

Com um ciclo curto de vida, o feijão é plantado três vezes a cada ano-safra. Depois de semear, o agricultor espera cerca de três meses para realizar a colheita. Neste primeiro período, conhecido como safra das águas, a semeadura vai de agosto a dezembro e a colheita pode seguir até março, dependendo da região.

O Paraná é o maior produtor nacional desta primeira safra, com um terço da colheita.

? O cenário favorável vai permitir aos paranaenses plantar entre 65,9 e 51,9 mil hectares a mais que os 286,4 mil da safra passada ? projeta João Ruas.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina também haverá crescimento, permitindo a que a área cultivada cresça entre 14,4% e 18,8% em todo o Sul.

 

Sair da versão mobile