O levantamento visa identificar quais são as principais necessidades em TI para o setor e, posteriormente, difundir a tecnologia disponível no mercado aos potenciais usuários. Os dados apurados vão compor o Estudo do Mercado Brasileiro de Software para o Agronegócio, projeto coordenado pela Embrapa Informática Agropecuária que tem apoio da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e busca, principalmente, traçar um panorama da oferta e da demanda tecnológica no país.
A coordenadora do projeto Cássia Isabel Costa Mendes conta que foram enviados cerca de 2 mil questionários para cooperativas de agricultores e produtores agrícolas brasileiros. Todos os órgãos que responderam à pesquisa terão acesso a uma publicação com os produtos e serviços da Embrapa, tanto na área de TI como em outros segmentos do agronegócio, além da lista de empresas que desenvolvem software para o setor agropecuário e seus principais produtos. Os resultados dos questionários serão consolidados em um relatório que ficará à disposição das empresas desenvolvedoras de software.
O Estudo do Mercado Brasileiro de Software para o Agronegócio já identificou mais de 400 produtos disponíveis para o setor, como software de bases de dados e sistemas de informação, aplicativos para gerenciamento e controle de rebanhos e para gestão administrativa e controle agropecuário, entre outros. Além de analisar o mercado de software agropecuário nacional, o projeto busca construir cenários sobre adoção de TI na agricultura e priorizar ações de pesquisa e desenvolvimento nessa área.