Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pesquisador afirma que áreas protegidas encolheram área plantada em 45 milhões de hectares

Cálculo aponta que 93% da expansão de oferta no último século foi obtida por ganhos de produtividade e apenas 7% por aumento de áreaA expansão de reservas indígenas e de unidades de conservação no Brasil fez que a área ocupada pela agricultura encolhesse 45 milhões de hectares entre 1985 e 2006. Segundo Evaristo Eduardo Miranda, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e coordenador na Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais da Presidência da República, a tendência é de que a retração continue.

– Precisamos de inteligência estratégica para ampliar área no Brasil e o que vemos é um processo oposto – afirmou durante o 12º Congresso Brasileiro de Agronegócios, que acontece nesta segunda, dia 5, em São Paulo.

Também participante do painel “Expansão de área para o aumento da oferta”, o sócio-diretor da MP Agro, Alexandre Mendonça de Barros, calcula que 93% da expansão de oferta no último século foi obtida por ganhos de produtividade e apenas 7% por aumento de área.

– Se formos olhar para expansão de área, nós avançamos muito pouco. A resposta brasileira na agricultura se dá em produtividade, e não em área – reforçou o economista.

Segundo Mendonça de Barros, a soja é a cultura que ganhou mais área no Brasil.

– Estamos vendo uma ‘sojificação’ da agricultura brasileira – disse, referindo-se ao avanço das lavouras da oleaginosa sobre outras culturas, como milho e algodão.

Para Eduardo Miranda, apesar das enormes proporções territoriais do país, existem limitações ecológicas, econômicas e sociais para a incorporação de novas terras cultiváveis.

– A maior tragédia foi o Código Florestal – disse Miranda, alertando para a necessidade de revisar a legislação. Ele acrescentou que a tecnologia terá papel fundamental na ocupação de novas áreas e a Embrapa está desenvolvendo estudos na área de gestão territorial. De acordo com Miranda, o oeste da Bahia já esgotou o potencial de expansão de lavouras, mas outros estados como Maranhão e Piauí ainda têm áreas consideráveis que podem ser incorporadas à agricultura. 

Agência Estado
Sair da versão mobile