Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pesquisador revela efeito positivo de biofertilizantes no Paraná

Estudo utiliza método americano para identificar pequenos avanços de produtividadeUsando como ferramenta estatística um método desenvolvido e adotado nos Estados Unidos, o professor Marcelo Giovanetti Canteri, da Universidade Estadual de Londrina (PR), conseguiu comprovar cientificamente o efeito positivo do uso de biofertilizantes na produtividade de milho.

Fonte: Divulgação/Pixabay

Segundo Canteri, num grupo de 27 ensaios se conseguiu comprovar aumentos de duas sacas com nível de acerto de 95%, aumentos de quatro sacas com índice de acerto de 80%; além de aumentos de oito sacas com nível de acerto de 40%. 

– Nós não temos mais os ganhos fantásticos de produtividades registrados pela Revolução Verde ou os da introdução do nitrogênio. Entramos agora na fase de sintonia fina, com ganhos muito pequenos – explica Canteri, salientando que, dessa forma, a estatística tradicional não consegue mensurar os valores ganhos.
 
O pesquisador informou que só foi possível comprovar esses ganhos marginais com o auxílio de uma ferramenta chamada meta-análise, desenvolvida nos anos de 1960 para aplicação nas áreas de psicologia e de educação. 

– Esse método consegue comprovar e mensurar com o rigor científico, ganhos que, muitas vezes, já são percebidos pelos produtores na sua rotina diária – completa Canteri.
 
 Os resultados foram apresentados numa palestra no VI Fórum Abisolo, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), juntamente com a 2ª Exposição Nacional e Internacional da Indústria de Tecnologia em Nutrição Vegetal.

Sair da versão mobile