Pesquisadores do Ipea questionam informações do último censo agropecuário

Equipe diz que classificação das propriedades agrícolas é um entrave ao desenvolvimento do campoPropriedades de agricultura familiar e comercial: a classificação utilizada pelos órgãos oficiais do governo federal deveria auxiliar na elaboração de políticas públicas para o setor rural. Porém, não é o que acontece na visão de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).

Os pesquisadores consideraram equivocada a classificação do IBGE para o tipo de agricultura que existe no Brasil. Eles dizem, por exemplo, que algumas pequenas propriedades são altamente produtivas pelo uso de tecnologias e por isso não devem ser consideradas familiar.

? Eu reclassificaria as propriedades segundo valor econômico e não segundo o tamanho da propriedade. Nem sempre um pequeno produtor é pouco tecnificado e sem uso de tecnologia na sua produção ? afirma o pesquisador do Ipea José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho.

A divisão da atividade agrícola como é feita atualmente pode impedir que os recursos públicos cheguem a quem precisa.

? Esses programas deveriam ser direcionados àquele agricultor efetivamente familiar. E a gente parte do pressuposto que existe na agricultura uma pessoas que estimuladas poderiam estar em situação melhor ? defende a pesquisadora Junia Cristina da Conceição.