Pesquisadores de 25 países mapeiam genoma de 17 raças bovinas

Estudo desenvolveu tecnologia que promete acelerar e aprimorar a qualidade dos animais e da produção pecuáriaUma pesquisa da Embrapa sobre as informações genéticas dos bovinos desenvolveu uma nova tecnologia que promete acelerar e aprimorar a qualidade dos animais e da produção pecuária.

Após seis anos de estudo, mais de 300 cientistas de 25 países identificaram que o conjunto de dados genéticos, o chamado genoma do boi é composto por pelo menos 22 mil genes com altos níveis de conservação na estrutura, quando comparado ao DNA humano. Também foram feitas descobertas sobre como atuam genes relacionados à lactação, metabolismo e digestão dos animais.

O trabalho, resultado de um investimento de US$ 54 milhões, elaborou também um mapa, que descreve informações, como o nível de diversidade genética de 17 raças, entre elas Nelore e Gir Leiteiro.

Para o pesquisador da Embrapa Alexandre Caetano, um dos responsáveis pela pesquisa, a descoberta, chamada de seleção genômica, vai tornar mais rápidas e eficientes as técnicas de melhoramento genético já existentes na pecuária.

Além de contribuir para o melhoramento da qualidade da carne e leite bovinos, essa nova tecnologia pretende auxiliar no controle da rastreabilidade de produtos de origem animal.