Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pesquisadores de 25 países mapeiam genoma de 17 raças bovinas

Estudo desenvolveu tecnologia que promete acelerar e aprimorar a qualidade dos animais e da produção pecuáriaUma pesquisa da Embrapa sobre as informações genéticas dos bovinos desenvolveu uma nova tecnologia que promete acelerar e aprimorar a qualidade dos animais e da produção pecuária.

Após seis anos de estudo, mais de 300 cientistas de 25 países identificaram que o conjunto de dados genéticos, o chamado genoma do boi é composto por pelo menos 22 mil genes com altos níveis de conservação na estrutura, quando comparado ao DNA humano. Também foram feitas descobertas sobre como atuam genes relacionados à lactação, metabolismo e digestão dos animais.

O trabalho, resultado de um investimento de US$ 54 milhões, elaborou também um mapa, que descreve informações, como o nível de diversidade genética de 17 raças, entre elas Nelore e Gir Leiteiro.

Para o pesquisador da Embrapa Alexandre Caetano, um dos responsáveis pela pesquisa, a descoberta, chamada de seleção genômica, vai tornar mais rápidas e eficientes as técnicas de melhoramento genético já existentes na pecuária.

Além de contribuir para o melhoramento da qualidade da carne e leite bovinos, essa nova tecnologia pretende auxiliar no controle da rastreabilidade de produtos de origem animal.

Sair da versão mobile