Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pesquisas da Embrapa sobre mandioca podem beneficiar povos africanos

Cientistas apostam no alimento para combater a anemiaConsultores da Fundação Bill e Melinda Gates, dos Estados Unidos, visitam nesta semana unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com o objetivo de implantar na África experiências e tecnologias nacionais que levem ao desenvolvimento da mandioca.

A informação foi dada pela pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos Marília Nutti que coordena estudo para elevar o teor vitamínico de alimentos, como a mandioca, com ferro, zinco e betacaroneto, que é um precursor da vitamina A.

Nutti  explicou que os consultores estrangeiros estão visitando a Colômbia e o Brasil, onde são realizadas pesquisas com mandioca, “para levar essas informações à África,  que tem grande consumo de mandioca e populações muito carentes”. A fundação pretende criar um fundo no continente africano para elevar a produtividade da mandioca e seu valor nutricional, de modo a melhorar a saúde da população.

? Eles têm interesse no projeto e em melhorar a saúde das pessoas ? diz Marília.

O aumento do teor de zinco e ferro na mandioca contribui para combater a anemia, que é considerada a maior deficiência nutricional no mundo.  Além disso, a vitamina A melhora a visão e o sistema imunológico das pessoas.

A pesquisadora  destacou, porém, que os representantes da Fundação Bill e Melinda Gates querem conhecer também outras  instituições que realizam experiências abrangendo aspectos diversos da mandioca, relacionados ao teor de amido e à mecanização, por exemplo.

As visitas começarão no dia 1º de setembro pela empresa Halotek-Fadel, em Palmital (SP). A Halotek-Fadel é especializada no cultivo mecanizado e no processamento de amido da mandioca. No dia 2, a delegação se reunirá, em Brasília,  com a diretoria da Embrapa e pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.  Nos dias 3 e 4, no município de Cruz das Almas (BA), os consultores estrangeiros conhecerão estratégias de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura.

De acordo com informações da Embrapa Agroindústria de Alimentos, baseadas em dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a mandioca é o quarto cultivo mais importante nos países em desenvolvimento, apresentando produção de cerca de 226 milhões de toneladas em 2006.

O alimento é considerado básico para 1 bilhão de pessoas em 105 países. Seu rendimento médio, entretanto, seria de apenas 20% do ideal, devido às condições de plantio. Segundo a assessoria de imprensa da Embrapa,  as pesquisas e tecnologias que vêm sendo feitas podem contribuir para aumentar o nível de produtividade e o valor nutricional dessa raiz, reduzindo, por outro lado, as perdas na lavoura.

Sair da versão mobile