A Petrobras vai aumentar o preço da gasolina em 2,7% e do diesel em 4,4% a partir deste sábado, dia 2, nas refinarias. Este foi o 43° reajuste feito sob a nova política de preços da estatal, anunciada em 30 de junho. Nesta quinta-feira, 31, a companhia havia anunciado a elevação do valor do diesel em 0,8% e o da gasolina em 4,2% para hoje.
De acordo com a estatal, esse novo modelo de precificação permite acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência dos importadores com maior agilidade. A decisão de repasse dos reajustes nos preços dos combustíveis nos postos é do distribuidor.
Nesta quinta, o contrato do barril de petróleo tipo brent, levado em conta na hora de formar o preço, com entrega para outubro avançou 2,99%, a US$ 52,38. De acordo com a consultoria Safras & Mercado, a alta aconteceu diante das interrupções causadas pela passagem o furacão Harvey nos Estados Unidos, que comprometeram o escoamento das exportações norte-americanas da commodity.
A passagem da tempestade fez com que dezenas de refinarias suspendessem suas atividades, reduzindo a capacidade de refino do país em pelo menos 20%. Os investidores anteciparam as potenciais obstruções que o clima pode causar nos embarques de petróleo do país.