Em nota, a Petrobras informou que, com a aquisição dessas empresas de distribuição e logística, a estatal vai garantir serviços de alta qualidade aos consumidores, acumulando a excelência em atendimento ao cliente e as qualificações técnicas dos 1.320 empregados locais da Esso Chile.
? O negócio reforça a imagem da Petrobras no Exterior, especialmente no Chile, para onde exportamos, em 2007, petróleo, GLP (gás liquefeito de petróleo), gás natural, petroquímicos e lubrificantes, totalizando cerca de US$ 1,5 bilhão ? diz a nota.
? O principal fornecedor de derivados e único refinador do país é a estatal Enap, com a qual a Petrobras tem um forte relacionamento ? destaca a nota, lembrando ainda que o acordo está alinhado ao Planejamento Estratégico da Petrobras, que estabelece sua expansão em regiões como a América Latina.
O acordo da Petrobras com a Esso no Chile estabelece a transferência para a estatal brasileira de 230 postos de serviços, distribuição e venda de combustíveis em 11 aeroportos e de seis terminais de distribuição de combustíveis. Prevê ainda a participação acionária de 22% na Sociedad Nacional de Oleoductos e de 33% na Sociedad de Inversiones de Aviación.