Petrobras avalia compra da empresa portuguesa Galp

Estatal estaria ofertando 3,5 bilhões de euros para adquirir 33,34% que a italiana Eni tem na empresaQuatro meses depois de fazer a maior capitalização da economia mundial e divulgar que concentraria seus esforços no desenvolvimento do pré-sal, a Petrobras anunciou nessa terça, dia 4, que avalia a compra de participação acionária na portuguesa Galp. A estratégia seria adquirir os 33,34% que a italiana Eni tem na empresa.

O valor da oferta chegaria a 3,5 bilhões de euros ou US$ 4,7 bilhões, mas a Petrobras não confirma a cifra. Informa apenas que “está estudando a possibilidade de uma potencial transação com a Eni.”

Apesar das boas perspectivas futuras com a camada pré-sal, a Petrobras vem enfrentando dificuldades para elevar a produção de petróleo no Brasil. O crescimento está abaixo do observado nos últimos anos, mesmo com a entrada de cinco grandes sistemas de produção.

Dados da Petrobras indicam que a produção da empresa subiu 1,2% em 2010. De janeiro a novembro, a produção média da companhia foi de 1,993 milhão de barris por dia.