Segundo nota divulgada pela empresa, a Brazil Japan Ethanol ? join venture formada pela estatal brasileira e pela a empresa japonesa de álcool Japan Alcohol Trading ? inaugurou na segunda, dia 2, no Japão, a primeira unidade para produção de E3 (combustível formado pela mistura de gasolina com 3% de adição de etanol).
A capacidade de produção da usina é estimada em até três milhões de litros de E3 por mês. O combustível será distribuído a postos independentes. A fornecedora da gasolina para o projeto será a refinaria Nansei Sekiyu, em Okinawa, que a Petrobras tem 87,5% de participação.
Com o empreendimento, a Petrobras espera “demonstrar ao empresariado japonês a viabilidade técnica e econômica para a entrada no país de um novo combustível, que além de eficiente, é mais ecológico”.
A construção da usina, iniciada em outubro de 2008, faz parte do Projeto Sodegaura, uma parceria da Brazil Japan Ethanol com o Ministério do Meio Ambiente do Japão, que tem como objetivo a introdução do E3 no mercado japonês.
A Petrobras informou, ainda, que a usina está instalada na cidade de Sodegaura, em Kanto, na região central do Japão, e que responde por 40% do volume total de gasolina consumida naquele país.