Segundo nota da estatal brasileira, o direito de preferência constava do contrato de parceria em vigor firmado entre a Petrobras e a Devon e os contratos devem ser executados no prazo de até 60 dias. Com a operação, a companhia brasileira passará a deter 100% de participação no Campo de Cascade.
O Campo de Cascade vem sendo desenvolvido em conjunto com o campo de Chinook, ambos operados pela Petrobras. Em Chinook, a empresa tem participação de 66,7% e atua em parceria com a Total S.A., que detém 33,3% da participação.
Segundo a Petrobras, para o desenvolvimento conjunto dos campos de Cascade e Chinook a empresa já obteve a primeira licença para usar uma plataforma do tipo Floating Production, Storage and Offloading ? FPSO para operar no Golfo do México. O FPSO BW Pioneer é esperado para entrar em operação em meados de 2010.
Essa será a primeira vez que uma plataforma deste tipo opera no Golfo do México, área sujeita a furacões e vendavais. A utilização deste tipo de unidade permitirá que a estatal brasileira desenvolva um projeto elaborado para a área e que permite que a boca do poço seja fechada e a plataforma retirada da região sujeita a furacões e trazida de volta tão logo a tormenta passe ? o que minimizará o tempo em que o campo ficará sem produzir.