Petrobras vai ampliar a participação na produção do etanol

Empresa é responsável por 5% de toda produção do paísA Petrobras vai aumentar a participação da estatal na cadeia de produção de etanol. Atualmente a empresa é responsável por 5% de toda produção do país e pretende aumentar essa parcela para 15% até o fim do governo de Dilma Rousseff.

A informação foi dada nesta sexta, dia 6, pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, após se reunir com a presidente no Palácio da Alvorada. O objetivo do governo é que a Petrobras possa, cada vez mais, influenciar na formação do preço do biocombustível.

? Adotamos a política de uma presença mais agressiva da Petrobras na produção de etanol. Com esse aumento na participação, a Petrobras se transforma definitivamente em um regulador eficiente do fornecimento e dos preços do etanol ? explicou o ministro.

Lobão disse ainda que o governo não pensa em tomar medidas para controlar o preço da gasolina, que continuará sendo definido com base na regras de mercado.

? Nós não temos feito alteração no preço dos combustíveis ao sair das refinarias a nove anos. Assim, nós nos manteremos. Não haverá nenhuma alteração nos preços dos combustíveis enquanto o preço internacional do barril [de petróleo] estiver em torno desses patamares que conhecemos ? disse o ministro.

O governo, no entanto, espera que a nova safra de cana-de-açúcar possa contribuir para baixar o preço da gasolina a partir da próxima semana.

? A partir da próxima semana, a oferta será muito maior e, como consequência, a tendência é a queda crescente dos preços do etanol ? disse o ministro.